À espera

UFPel aguarda recursos para iniciar obras no Grande Hotel

Reitor Pedro Curi Hallal esteve em Brasília para agilizar o trâmite entre Iphan e MEC. Trabalhos podem começar ainda no primeiro semestre

Paulo Rossi -

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) aguarda a chegada dos recursos do governo federal para iniciar as obras do restauro do Grande Hotel. Com R$ 9 milhões já garantidos pelo secretário especial de Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires, a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan) vive a expectativa da entrada do recurso para iniciar licitações e obras naquele que é considerado um dos principais prédios do Centro Histórico de Pelotas.

Uma reunião entre o reitor Pedro Curi Hallal e Henrique Pires, em Brasília, tratou do assunto. A Reitoria quer iniciar as obras o quanto antes. Na última semana, a Proplan repassou informações ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão responsável pelo repasse dos recursos destinados a restauros de prédios históricos ao Ministério da Educação (MEC).

“O recurso ainda não chegou. Sabemos que a minuta para o repasse já está em tramitação no Iphan”, informa Otávio Peres, pró-reitor da Proplan e responsável pelo projeto. Com ele pronto, a UFPel depende da entrada do recurso para começar a licitar toda a restauração. O montante garante o restauro total do prédio para uso da universidade e da comunidade.

Cotidiano
“Hoje a gente está com um esforço grande para manter o Grande Hotel aberto e com aulas”, comenta. Na tarde da última quarta-feira, estudantes assistiam a uma aula no térreo, único andar atualmente ocupado. Nas escadarias que dão acesso aos pavimentos superiores, uma porta impede a passagem daqueles que utilizam o espaço. No terceiro e no quarto pavimento, ainda são vistos tijolos e uma obra inacabada, iniciada pela prefeitura em 2008.

O assunto do restauro já faz parte do cotidiano de quem trabalha e estuda no local. “Quando será que vai começar?”, questionava uma estudante à vigilante, que respondeu: “Espero que o quanto antes. Este prédio é lindo”.

Uso do GH
Otávio explica que o prédio deverá ser utilizado para atividades com a comunidade, além do cotidiano acadêmico. “No documento pelo qual o prédio foi cedido à universidade está previsto que haja atendimento da comunidade”, lembra o pró-reitor. A administração da UFPel ainda não definiu como será o funcionamento do hotel, que será uma espécie de laboratório para os estudantes do curso de Hotelaria.

Também é prevista a instalação de um restaurante e de um café no térreo. Nos andares superiores, serão instalados quartos com banheiro, o que não existia na planta original. A expectativa é receber o recurso e começar as obras ainda no primeiro semestre deste ano.

Linha do tempo
- Em 2008, através de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidade Históricas, a prefeitura iniciou uma reforma de restauro da fachada e da cobertura do edifício. A reforma foi interrompida. 

- Em 2012, o prédio foi doado para a UFPel para transformá-lo num hotel-escola.

- Em 2016, o projeto do restauro foi enviado ao Iphan. Em 2017 e 2018, a proposta passou por adaptações técnicas.

- Em fevereiro de 2019, o secretário especial de Cultura, Henrique Pires, anunciou o recurso de R$ 9 milhões para restauro completo do Grande Hotel.

-138778

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Exposição de cães para adoção supera expectativas Anterior

Exposição de cães para adoção supera expectativas

A fibromialgia em debate Próximo

A fibromialgia em debate

Deixe seu comentário